sábado, 12 de maio de 2007

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Capoeira Angola em Niterói

Pela Terceira vez, Niterói vai sediar o Encontro Nacional de Capoeira Angola, Os grandes mestres e os melhores capoeiristas do Brasil estarão na cidade no dia 1º de setembro.
O evento é uma realização da Associação Ilê de Angola e do Programa Comunidade Cidadã da Prefeitura de Niterói.


3º Encontro Nacional de Capoeira
Angola – Niterói - Setembro de 2007.

A História demonstra que a Capoeira foi o instrumento de defesa à opressão social em diversas regiões do Brasil, principalmente nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.
Hoje a Capoeira é muito mais que isso. Ela é e representa a Cultura Afro-Brasileira. A ginga, os seus movimentos, a musicalidade e seus berimbaus oferecem essa e outras riquezas.
Contribui também para a formação do ser humano construindo identidade e auto-estima com consciência transformadora na sociedade.
Com a prática da Capoeira é possível construir cidadãos capazes de modificar para melhor o ambiente em que vivem e a sua realidade. Conseqüentemente, ela é um agente de promoção social.
O grupo de Capoeira Angola em Niterói, a Associação Ilê de Angola (dirigida por Mestre Formiga), representa a preservação da cultura Afro-Brasileira. Sua atuação se insere num contexto político, social e cultural em nossa cidade, com mais de 25 anos de trabalho.
Como pode ser visto, a Capoeira em Niterói resiste ao tempo, tornando-se uma das manifestações tradicionais de nosso município. Assim, buscando aprofundar as relações culturais e sociais na Capoeira Angola, o Programa “COMUNIDADE CIDADÔ e o grupo Ilê de Angola, devido aos bem-sucedidos encontros anteriores, propõe a realização do “3º Encontro Nacional de Capoeira Angola em Niterói”.
Programado para os dias 15 e 16 de junho de 2007 o evento tem por objetivo promover o intercâmbio cultural da Capoeira Angola com a sociedade.
O mesmo contará com a participação de diversos mestres de Capoeira, reconhecidos no País e fora dele e por seus praticantes, recém-iniciados ou não, simpatizantes, acadêmicos, Poder Público e demais pessoas interessadas em conhecer os ensinamentos da Capoeira.



Na tela abaixo, o leitor assiste a uma pequena apresentação de Capoeira Angola:




quinta-feira, 3 de maio de 2007

Arte Jovem no Comunidade Cidadã


Na foto, Simone e Débora do Arte Jovem Brasileira, ao lado de Joel Vieira e Raquel.

Na quarta-feira,dia 02 de maio, o Programa Comunidade Cidadã recebeu a visita de Simone e Débora, representantes do Arte Jovem Brasileira, movimento cultural que nasceu em 2002 da iniciativa de um grupo de estudantes fluminenses.
A inspiração para formatar o Arte Jovem surgiu da participação no ambiente do Forum Social Mundial conquistando nos últimos anos o respeito e admiração do público niteroiense.
Mais informações sobre o Arte Jovem você encontra aqui.